Eduardo Beltrão de Lucena Córdula, Glória Cristina Cornélio do Nascimento
1Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB), Presidente da ONG MAR, Professor, Biólogo, e-mail: eblcordula@gmail.com
2Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Professora do IFPB – Campus Cabedelo, Bióloga, e-mail: gccornelio@hotmail.com
RESUMO
Na sala de aula o professor(a) de Ensino Fundamental II tem que atuar para o desenvolvimento pleno de seu educando, utilizando metodologias, técnicas e instrumentos didáticos-pedagógicos para promover o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar este processo de ensino-aprendizagem em anos/séries do Ensino Fundamental II, na disciplina de ciência, em uma escola pública municipal de Cabedelo, estado da Paraíba. Através de uma metodologia Participativa, com entrevistas estruturadas, obteve-se que a diagnose é um processo inicial necessário e traz respostas para direcionar e replanejar toda a ação educativa ao longo dos bimestres, pois uma metodologia que atende as necessidades dos alunos dos 8° e 9° anos, não atende necessariamente aos do 6° e 7° anos, o que se refletiu nas médias bimestrais. Conclui-se que uma ação conjunta se faz necessário, principalmente com a participação familiar, para apoiar e acompanhar o desenvolvimento educacional dos educandos, para o seu pleno desenvolvimento educacional.
doi: 10.33501/RevEtos.2018.012