Ações Psicopedagógicas em um Pós-Graduação no Estado da Paraíba, Brasil: uma realidade institucional - v.1, n.1, p.128-137, 2017

Gil Dutra Furtado¹
Cátia Alessandra Câmara Barbosa²
Dimítri de Araújo Costa³

¹Professor Colaborador do PRODEMA/UFPB; Pós-Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFPB; Doutor em Psicobiologia/UFRN; Mestre em Manejo de Solo e Água/UFPB; Especialista em Psicopedagogia/UNINTER; Engenheiro. Agrônomo/UFPB. E-mail: gdfurtado@hotmail.com.
²Especialista em Psicopedagogia/UNP-RN; Graduada em Pedagogia/UNP-RN. E-mail: catia.gencati@gmail.com.
³Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPB, Mestre em Ecologia e Monitoramento Ambiental/UFPB, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas/UFPB. E-mail: costa.researcher@yahoo.com.br.

RESUMO

O processo de aprendizagem torna-se significativo quando o novo tema estudado incorpora-se ao conhecimento do discente, constituindo significado e notoriedade, quando o mesmo compara com seu conhecimento anteriormente aprendido. Nesta perspectiva, a proposta pedagógica é baseada no argumento de que por meio das discussões, o conhecimento desenvolve-se coletivamente, englobando as relações de aprendizagem, promovendo a reversibilidade no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo consiste num relato descritivo da experiência de estágio em uma Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, realizado a partir da proposta de ensino do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da UNINTER. Desta forma, este trabalho propõe a promoção de momentos de reflexão entre os educadores e funcionários, em grupos de trabalho, mostrando aos mesmos que o departamento deve ser um ambiente de construção, além de relações equilibradas e harmoniosas, oportunizando aos educandos um desenvolvimento seguro de confiança e preparação para um futuro profissional. O trabalho foi realizado num período de seis meses, sendo um encontro por mês, no qual foram entrevistados alunos, professores e funcionários do departamento procurando entender à origem da falta de entrosamento e os consequentes comprometimentos com o ensino aprendizagem da instituição. O grupo apresenta indícios de falta de entrosamento e organização. A coordenação tem ajudado muito, viabilizando os dados necessários para realizar esta avaliação. O corpo docente tem, na sua maioria, cooperado para resolver a situação apresentada. Com o parecer psicopedagógico institucional realizado na Pós-Graduação, foi constado que o problema não pode ser creditado unicamente aos alunos, pois a aprendizagem não é um processo individual, ou seja, não depende só do esforço de quem aprende, mas sim de um processo coletivo.

Palavras-Chave: Ensino e Aprendizagem. EOCMEA. Prática de Psicopedagogia Institucional.