Avaliação Psicopedagógica Discente em uma Pós-Graduação na Paraíba - v.1, n.1, p.116-127, 2017

Gil Dutra Furtado¹
Cátia Alessandra Câmara Barbosa²
Dimítri de Araújo Costa³

¹Professor Colaborador do PRODEMA/UFPB; Pós-Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFPB; Doutor em Psicobiologia/UFRN; Mestre em Manejo de Solo e Água/UFPB; Especialista em Psicopedagogia/UNINTER; Engenheiro. Agrônomo/UFPB. E-mail: gdfurtado@hotmail.com.
²Especialista em Psicopedagogia/UNP-RN; Graduada em Pedagogia/UNP-RN. E-mail: catia.gencati@gmail.com.
³Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPB, Mestre em Ecologia e Monitoramento Ambiental/UFPB, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas/UFPB. E-mail: costa.researcher@yahoo.com.br.


RESUMO

Este trabalho propõe avaliar por meio da psicopedagogia uma discente de uma Pós-Graduação do estado da Paraíba, Brasil. A psicopedagogia promove o aperfeiçoamento do conhecimento adquirido através do estudo de campo. A educação para a cidadania é uma tentativa de fazer com que haja maior conscientização da sociedade. Foi realizado um estudo clínico psicopedagógico, com a utilização de avaliações intermitentes, com a aplicação de testes direcionados para a elucidação dos problemas indicados; além de reuniões presenciais, observações durante os períodos de atividade, Anamnese, dentre outros mecanismos adaptados à realidade do indivíduo. A avaliação teve início no dia 24 de abril de 2014 e término no dia 30 de maio de 2014, em um total de 12 sessões. Ao desenvolver o presente trabalho e subsidiado, também, pelo levantamento de dados acadêmicos da estudante, através de entrevista com a coordenação e com os docentes, além da aplicação dos instrumentos investigativos, foi possível constatar que a discente possivelmente apresenta um forte nível de estresse decorrente das atividades do cotidiano, além de provavelmente possuir forte ansiedade e indícios de sobre carga psicológica, tendo como laudo clínico dificuldades de aprendizagem devido a fatores psicogenéticos (podendo ser de um sintoma ou de uma inibição) a ser melhor estudado e a fatores ambientais e afetivos. A relevância deste trabalho oportuniza aos pós-graduandos o aperfeiçoamento e o entrelaçamento do conhecimento teórico com a construção de um exercício profissional no campo de atuação da psicopedagogia de cunho clínico. Para a implementação da proposta de trabalho, a articulação com a metodologia de estudo de caso confiou maior produtividade ao mesmo; apontando a intervenção cotidiana como a mais eficaz. O presente trabalho consolida-se na tentativa de apresentar um modelo que possa ser seguido, denotando o papel do psicopedagogo frente às demandas educacionais na pós-graduação.

Palavras-Chave: Anamnese. Ludicidade. Testes Psicológicos.