Fernando A. Abath L. C. Cananéa¹
¹Doutor em Educação/UFPB; Presidente do Conselho Editorial do Projeto Novos Olhares da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais; fernado_abath@hotmail.com
RESUMO
Este artigo trata das questões relacionadas ao fazer identitário cultural e suas relações com o sistema cultural imposto pela indústria de produtos culturais. Numa sociedade do consumo, questionamos para onde vai a nossa cultura e nossas possibilidades de ser nação enquanto identidade cultural e expressão humana. Não poderíamos escrever este texto sem tratar desta questão - a cultura. Cultura intimamente ligada à humanidade e, ao mesmo tempo, a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos. No mundo de hoje, cultura é uma grande preocupação, pois entender as relações presentes e suas perspectivas de futuro é entender como se conduzem os grupos humanos. Analisar a cultura envolve considerar o produto da atividade humana e, mais do que isso, o processo dessa produção, o modo como esse produto é elaborado. Estamos vivendo uma sociedade do consumo e das relações triviais, onde o ter é mais importante do que o ser. Tempos de perda das relações humanas e sociais. A arte tem que se libertar das amarras do capitalismo, para ter-se uma arte enriquecida de emoção, das diferentes realidades e leituras. Que continue a fluir suas mais diversas expressões, reflexos da identidade cultural, isenta da massificação imposta pela indústria cultural.
Palavras-Chave: Cultura. Identidade Cultural. Arte e Cultura.